quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Claudio Nunes fala sobre a AIL



Blog na Infonet em 07/02/2013)

Academia Itabaianense de Letras
A Academia Itabaianense de Letras – AIL, cuja criação oficial deu-se no último dia primeiro de fevereiro, teve como idealizador o magistrado Vladimir Souza Carvalho. Essa brilhante iniciativa começou a germinar há cinco anos. Destacamos, a seguir, os nomes dos 15 intelectuais selecionados para integrar o referido sodalício: 1. Abrahão Crispim de Souza; 2. Antônia Amorosa Meneses; 3. Antônio Carlos dos Santos; 4. Antônio Francisco de Jesus; 5. Antônio Samarone Santana; 6. José Augusto Machado; 7. José de Almeida Bispo; 8. Josefa Eliana Souza; 9. José Luciano Góes de Oliveira; 10. José Rivadálvio Lima; 11. Luiz Carlos Andrade; 12. Luciano Correia; 13. Robério Barreto Santos; 14. Vladimir Souza Carvalho e 15. Walter Pinheiro Noronha.
Esquecimento inadmissível. Alberto Carvalho
Um equívoco injustificável verificou-se na solenidade de fundação da Academia de Letras de Itabaiana. Foi a omissão do nome de Alberto Carvalho, escritor de renome nacional, elogiado pela crítica em vários momentos, autor de vários livros, que não foi nem mesmo citado no discurso proferido pelo orador da solenidade, que fez uma retrospectiva das letras itabaianenses ao longo da história. Alberto Carvalho, já falecido, é uma das culturas mais sólidas de Sergipe em todos os tempos.
Esquecimento inadmissível. Alberto Carvalho II
Professor universitário, Alberto teve seu valor reconhecido pela Universidade Federal de Sergipe, que denominou de Professor Alberto Carvalho o “campus” da cidade serrana. Pensamos que uma grande injustiça foi cometida. De qualquer forma, parabéns aos imortais itabaianenses, na certeza de que a Academia recentemente criada muito poderá realizar pelo desenvolvimento literário da cidade de Itabaiana, uma dos mais progressistas municípios de Sergipe.

Blog na Infonet em 8/02/2013

Academia de Letras de Itabaiana. Alberto Carvalho é patrono de uma cadeira
Esclarecimentos do escritor e acadêmico, Antonio Francisco de Jesus, o Saracura: “Alberto  Carvalho é patrono de uma cadeira e todos os novos acadêmicos (quase todos) queriam-no para seu patrono. Coube a sorte a Antônio Samarone de Santana. Quanto ao discurso a que se refere, é uma produção do historiador José de Almeida Bispo (autor de espetaculares vídeos sobre a história de Itabaiana), que adotou a linha que achou justa para expor o que achou necessário expor. Alberto Carvalho está em cada linha do discurso, na cabeça de cada um de nós, apesar de seu nome (como o de muitos outros que fizeram Itabaiana grande) circunstancialmente não aparecerem escritos ou citados aqui e ali. Quem pode com o mundo?  Concordamos plenamente de que Alberto  Carvalho é o nosso grande intelectual.Conheçam um pouco de nossos 15 Escritores que farão parte dos membros Fundadores da Academia Itabaianense de Letras. Um grupo e tanto, eu como sou o caçula da turma às vezes nem sei se mereço estar em meio a tantos ícones da nossa cultura que aprendi desde minhas primeiras letras a admirar. Três desses em especial: Vladimir, Amorosa e Antonio Samarone sempre os admirei (literatura, música e política) e hoje poder estar ombro a ombro com eles é uma sensação incrível. Obrigado por tudo! Leiam e qualquer sugestão podem gritar!

Abrahão Crispim de Souza, jornalista, odontólogo de formação, um dos principais nomes do jornal O SERRANO, - retrato perfeito da Itabaiana da década de setenta e parte de oitenta do século passado -, organizador dos livros Costumes de minha aldeia e outros escritos e Versomania, ambos de seu pai José Crispim de Souza, a ocupar a cadeira cujo patrono é José Crispim de Souza.

Antonia Amorosa Meneses, cantora, fundadora do grupo Asa Branca, jornalista atuante no Correio de Sergipe, semalmente, marcando sua estreia no campo da literatura com o Vôo rasante, pensamentos, tornando-se, depois, a poetisa de Translúcida e Baú de Graças, e autora de Mateus em Cordel a ocupar a cadeira cujo patrono é José Bezerra.

Antonio Carlos dos Santos, professor universitário, ensaísta político, autor, entre outros, de A politica negada – Poder e corrupção em Montesquieu, A via de mão dupla, tolerância e política em Montesquieu, Intermitências filosóficas – reflexões sobre ação política, além de ser o organizador de Filosofia & Natureza – debates, embates & conexões, a ocupar a cadeira cujo patrono é Francisco Antonio de Carvalho Lima Júnior.

Antonio Francisco de Jesus, economista, jornalista atuante no jornal A CRUZADA, autor de Os tabaréus do sítio Saracura, Meninos que não queriam ser padres, e Minha querida Aracaju aflita, a ocupar a cadeira cujo patrono é o frei Boaventura de Oliveira.

Antonio Samarone Santana, professor universitário, médico e pesquisador, autor de As febres do Aracaju – Dos miasmas aos micróbios, co-autor de Dicionário biográfico de médicos de Sergipe, ocupar a cadeira cujo patrono é Alberto Carvalho.

José Augusto Machado – cronista, autor de Causos de Itabaiana Grande, a ocupar a cadeira cujo patrono é Antonio Silva.

José de Almeida Bispo – pesquisador, autor de quatro documentários sobre a história de Itabaiana feitos em DVD, intitulados, respectivamente, de Histórias dos tempos de vaqueiros, tempos de lendas e tesouros, doces vales de sonhos, sina de estradeiro, estando em preparo o quinto, titularizado de Comércio. Autor do livro Itabaiana, nosso lugar: quatro séculos depois, com lançamento para o próximo mês de março vindouro.

Josefa Eliana Souza, pesquisadora, professora universitária do departamento de história, membro do Instituto histórico, autora de Nunes Mendonça – um escolanovista sergipano, cujo patrono é José Antonio Nunes Mendonça.

José Luciano Goes de Oliveira, ensaista político, professor da UFPE, autor de diversos livros, entre os quais, Sua Excelência o Comissário – análise das práticas judiciárias exercitadas por comissários de polícia no grande Recife; Conflitos coletivos e acesso à Justiça; Le Théme dos Droits de l´Homme et la pensée politique de gauche au Brésil; Do nunca mais ao eterno retorno – uma reflexão sobre a tortura; Imagens da Democracia: os direitos humanos e o pensamento político de esquerda no Brasil; A vergonha do carrasco – uma reflexão sobre a pena de morte; O Bruxo e o Rabugento, ensaios sobre Machado de Assis e Graciliano Ramos; O enigma da democracia – O pensamento de Claude Lefort, e 10 lições sobre Hannah Areudt, a ocupar a cadeira cujo patrono é José Ademar de Carvalho.

José Rivadálvio Lima – pesquisador, professor, membro do Instituto Histórico de Sergipe, fundador do jornal O Serrano, autor de 25 anos do Colégio Estadual Murilo Braga e Cinquentário do Colégio Estadual Murilo Braga – 1949-1999, a ocupar a cadeira cujo patrono é João Pereira de Oliveira.

Luiz Carlos Andrade – médico, autor de Tópicos em Medicina Interna – apendicite, colecistite, doença diverticular do Cólon, obstrução mecânica do delegado, câncer de pâncreas, insulinoma, VIPoma, glucagonoma, doença de Wilson, síndrome do anticorpo antifosfolipídeo, dermatomiosite juvenil, granulomatose de Wegener, Rabdomiólise, síndrome menopáusica, a ocupar a cadeira cujo patrono é Antonio Oliveira.

Luciano Correia – professor universitário, diretor da Fundação Aperipê, jornalista e ensaísta, autor de Jornalismo e Espetáculo – O mundo da vida nos canais midiáticos, TV Caju e TV Cidade: o conteúdo local no mercado da TV por assinatura em Aracaju, a ocupar a cadeira cujo patrono é Samuel Pereira de Almeida.
Robério Barreto Santos – fotógrafo, professor, romancista, pesquisador e jornalista, criador da revista OMNIA, autor de O vendedor de sereias, Joãozinho Retratista – O mestre da fotografia e O Livro Branco da Fotografia, a ocupar a cadeira cujo patrono é João Teixeira Lobo.

Vladimir Souza Carvalho – magistrado, pesquisador, contista, cronista, poeta, fundador do jornal O Serrano, e folclorista, autor de Quando as cabras dão leite, Mulungu desfolhado, Água de cabaça, Feijão de cego, contos; Sinal verde, trânsito vermelho, poesia; Santas Almas de Itabaiana Grande, A República Velha em Itabaiana, Vila de Santo Antonio de Itabaiana, história; O caxangá na história de Itabaiana, Apelidos em Itabaiana, Adivinhas sergipanas, no folclore; Da Justiça Federal e sua competência, Competência da Justiça Federal, Manual de judicatura aplicada, Manual de competência da Justiça Federal, direito, a ocupar a cadeira cujo patrono é José Sebrão de Carvalho, sobrinho.

Walter Pinheiro Noronha, odontólogo, autor do livro Bioprogressiva - Vade Mécum - Meu caderno, a ocupar a cadeira cujo patrono é Boanerges Pinheiro de Almeida”.

Comentários sobre Alberto Carvalho – Facebook professor Ludwig (por conta do texto do blog de ontem sobre Alberto Carvalho) 
Gildo Simões Andrade - Grande figura, funcionário do Banco do Brasil desde sua sede na Rua Da Frente, onde vizinho era o
Professor Ludwig com o grande escritor Alberto Carvalho (Foto: arquivo pessoal/Ludwig)
Trapiche, muito amigo de meu pai, José Simões.
Lulu Leite - Certa vez (isso me foi contado pelo próprio Alberto), ele foi a uma concessionária local comprar um carro. Ao fazer o cadastro, o vendedor perguntou qual era a profissão dele, e ele respondeu: "zelador". O vendedor estranhou e ele esclareceu: era responsável pelo condomínio do edifício onde funcionava o Banco do Brasil, e sua função era verificar se tudo estava funcionando certinho (o que um síndico normalmente faz), e depois de explicado, concluiu: "isso não é ser zelador?" rsrsrsrsrsrsrs... ele era dono de um inigualável senso de humor.
Robério Santos - O discurso de Almeida Bispo fez uma retrospectiva da educação em Itabaiana sim mas o simples fato de não conter o nome de Alberto não quer dizer que o mesmo não tenha sido lembrado e vangloriado durante a cerimônia, já que esta não se resumiu a um discurso de 10 minutos e sim uma solenidade de quase duas horas. Aos presentes no ultimo dia 1, estejam cientes que por 3 vezes Alberto foi Lembrado. Quem quiser uma copia do cerimonial deixe o e-mail e fico feliz em compartilhar.
Antonio Samarone - Meu amigo Ludwig Oliveira Ludwig, Alberto Carvalho é o Patrono da cadeira número um, que por coincidência eu ocupo. Como me cabe fazer um retrospectiva sobre Alberto, vou precisar de sua ajuda, como de outros intelectuais que conviveram com Alberto Carvalho.
Clinio Carvalho Guimarães - Alberto foi o meu mestre inesquecível. Tive vários professores muito bons. Lembro dele com uma regularidade de quem se encontra diariamente.
Ludwig Oliveira Ludwig - Olha aí o Robério Santos, grande entusiasta da cultura geral mormente a de Itabaiana, um grande abraço pra vc e vou repassar para o amigo Cláudio Nunes, tenha certeza, ele retificará em seu blog na edição de amanhã... Quanto ao amigo Antonio Samarone lhe digo, sentir-me-ei lisonjeado em respalda-lo naquilo que eu possa, inclusive tenho textos de Alberto Carvalho (áudio) gravado pelo também saudoso Carlos Mota.
Robério Santos - Obrigado, caríssimo amigo Ludwig Oliveira Ludwig, seria uma grande ofensa esquecer Alberto, eu também chiaria caso acontecesse tamanho lapso. Abraço!
Robson Porto - Residência de Alberto Carvalho e em pé Carlinhos filho do Dr. Machado.
Vagner Freitas - Saudades da minha ex-professora OFENÍSIA FREIRE... José Carlos Cruz - Esquecimento inadmissível.
Antonio Torres - Deplorável!!!!!!!!!!!!!
Gleide Selma - sem palavras !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Said Schoucair - Prof Alberto Carvalho grande poeta, boêmio e amigo, bom papo e figura muito querida por todos.
Ricardo Augusto Dantas Brandão - O Prof. Alberto Carvalho foi uma das figuras proeminente da cultura Itabaianense, não poderia ser esquecido, homem das letras de uma cultura vasta, tive a satisfação na UFS ser seu aluno.

(e não foi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário